segunda-feira, 6 de junho de 2011

“O que significaria o regresso ao escudo?” - Arquivo Distrital de Leiria






Para evocar o I Centenário da moeda "Escudo", criada pelo Decreto Fundador do Escudo Republicano, de 22 de maio de 1911, o Rotary Club de Leiria realizou, no passado dia 17, uma sessão aberta alusiva ao tema, que teve lugar no Arquivo Distrital de Leiria.








Numa das salas, estava patente uma exposição evocativa de todas as notas emitidas durante os 90 anos em que existiu o escudo, pertencente ao numismata Luís Manuel Tudella.




Após a inauguração da mesma, Luís Tudella forneceu interessantes informações sobre os motivos que levaram à criação de uma nova moeda e sobre a história do escudo, desde as dificuldades iniciais de obtenção de metais preciosos e outras ligas para cunhar moeda, passando pela emissão de cédulas e de notas até 2001, ano em que foi introduzido o Euro.







Seguiu-se um debate moderado por João Nazário, director-adjunto do Jornal de Leiria, para o que foram convidados António Sequeira, administrador da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria, e Rui Filinto, nosso companheiro rotário e presidente da Key Plastics Portugal.






Os intervenientes apresentaram os seus pontos de vista sobre a possibilidade da saída de Portugal do euro
e consequente regresso ao escudo, questão que tem sido colocada por algumas vozes como solução para desenvolver a competitividade.





Tanto António Sequeira como Rui Filinto consideram que isso não passa de uma mera ilusão, que não só afetaria a reputação do país como provocaria falências, aumentaria os juros e a inflação e prejudicaria as exportações.

"O escudo cumpriu a sua obrigação. Devemos deixá-lo descansar em paz. Não estamos em tempos de usar ferramentas obsoletas", afirmou Rui Filinto.

A sessão terminou em animada conversa alargada à assistência, que se mostrou vivamente interessada em colocar questões que os convidados nunca deixaram por responder, defendendo o seu ponto de vista e enriquecendo ainda mais a informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário