quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Notícias

Tracoma
 A reunião ordinária do dia 2 teve a visita do compº Cerca da Silva do RC de Coimbra e do compº Gabriel Minder, do RC de Ferney-Voltaire, clube localizado em França, junto à fronteira suíça. Este compº, de nacionalidade suíça e residente em Genève, veio expressamente a Portugal para solicitar a inclusão de clubes portugueses num projecto de grande dimensão para rastreio e tratamento de tracoma (uma doença infecciosa que pode causar cegueira) no Brasil. Neste projecto incluem-se vários clubes do Brasil, de França, Itália, Hungria, Japão e Índia, além da participação da Organização Mundial de Saúde, cuja sede, recorde-se, é em Genève.

Em visita semelhante à que efectuou em Leiria, o compº Minder desloca-se ao RC de Tokushima, de 25 Fevereiro a 1 de Março.

Em Abril está prevista a primeira reunião preparatória, em Genève, para se dar início à implementação deste grande projecto.


O compº Minder expondo o projecto. À direita, o compº Cerca da Silva do RC de Coimbra.



A sede do RC Leiria
Embora ainda não inaugurada oficialmente, a nova sede já funciona. A reunião com o governador e as reuniões preparatórias do Rotaract já aí foram realizadas.





Visão para o futuro
O plano “Visão para o futuro”, em implementação no nosso distrito, levou os futuros presidentes Manuela Santos e Moisés de Jesus a Coimbra para receber informação do Compº Álvaro Gomes, recentemente chegado dos Estados Unidos após processo formativo para líderes distritais.



Rotaract
                                                                                                          O compº Luís Costa tem reunido com os jovens futuros rotaractistas preparando a formalização do respectivo clube.







Pombal
A VOG a Pombal, no dia 12, contou com a presença de uma delegação do RC Leiria.



Ansião
Também na VOG a Ansião, no dia 22, esteve o presidente José Luís Brandão, acompanhado de dois candidatos ao Rotaract para tomar contacto com os rotaractistas do clube anfitrião e de Pombal ali presentes.

II Carnaval Rotary Club de Leiria

A festa de carnaval do Rotary Club de Leiria foi um êxito (ainda) maior que o do ano passado. Novamente na Quinta do Fidalgo, Batalha, a festa deste ano incluiu o jantar e a participação do grupo musical 100 tom. O tema “Carnaval de Veneza” inspirou a decoração da sala e o disfarce de muitos dos circunstantes.

Cerca de trezentos convivas, entre companheiros e convidados, dançaram e cantaram, divertimento QB que o dia era de festa!
A receita reverte para a Associação Vida Plena.

   Irreconhecíveis!
                



                                                                            Os companheiros do RC Marinha Grande, tropicalíssimos.



                                                                         Uma borboleta SORRIDENTE!




        2 Chaves...    


...1 Pereira e...



...1 Capinha com Graça. 

PALESTRA - Energia das marés e das ondas

No dia 9 de Fevereiro, a reunião semanal do nosso clube foi dominada pela apresentação de um tema muito actual: o aproveitamento energético do mar.

O convidado é uma pessoa directamente envolvida no projecto em curso ao largo de Peniche: o Eng. Álvaro Oliveira

Natural de Leiria, licenciou-se em engenharia no Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa e em Arquitectura Naval na Universidade de Glasgow. Iniciou a sua actividade profissional no Arsenal do Alfeite mas rapidamente rumou para outras paragens, nomeadamente América Latina, incluindo Brasil e África Ocidental, “da Mauritânia à África do Sul”, ao serviço de diversas organizações, de entre as quais se destacam as Nações Unidas.

Há doze anos radicado em Peniche onde dirige os Estaleiros Navais, é, no entanto, professor de Materiais Compósito no IST.
                                                                                                                                                                                                                                                                





Protótipo realizado nos Estaleiros Navais de Peniche para o projecto AE Energy








A sua apresentação foi concisa e objectiva. De entre os seus pontos principais, salientamos:

A costa portuguesa é uma zona com condições muito favoráveis ao aproveitamento energético das marés e das ondas. Várias empresas estrangeiras, nomeadamente britânicas e finlandesas, têm participado nos diversos projectos de investigação, um deles em transição para a implementação funcional.

Várias tecnologias são possíveis: desde as “asas” que se instalaram em Peniche com êxito, até aos “charutos” na Póvoa do Varzim que demonstraram certa inadequação ao meio, passando pelas “piscinas turbinadas” dos dinamarqueses, todas foram apresentadas e descritas.

   Alguns esquemas explicativos foram apresentados












Como seria de prever, seguiu-se um rol de perguntas por parte da assistência, que o engº Oliveira esclareceu.


                                                                              



Engº Álvaro Oliveira e a sua esposa Sónia, com o Presidente do RC Leiria








O tema energias renovável é muito actual. O nosso governador distrital é professor dessa matéria na Universidade de Trás-os-Montes. Contrariamente ao engº Oliveira, a sua especialidade é “fora de água”: energia solar e eólica. Em recente conversa, a hipótese de abordagem desse tema foi… aventada.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR


 



O dia 30 de Janeiro foi dia grande para o Rotary Club de Leiria, que teve o privilégio da Visita Oficial do Governador do Distrito 1970, compº Manuel Cordeiro e da sua esposa, Maria Antónia.




 A visita iniciou-se com a recepção oferecida pelo Presidente da Câmara Municipal, Raul Castro, nos paços do Concelho. O Presidente do Club, compº José Luís Brandão, referiu a longa tradição do Clube de Leiria, quase com meio século de existência e a sua acção cultural e social a nível local, bem a participação em acções de dimensão mundial. O governador sublinhou essa acção global do Movimento Rotary, destacando os programas de erradicação da poliomielite e da cegueira.




Por seu turno, o Presidente da Câmara manifestou a disponibilidade da autarquia para uma colaboração logística. O primeiro acto dessa colaboração desenrolar-se-á aquando do concerto do eminente pianista Frank Reich, mestre do conservatório de Karlsruhe, Alemanha, previsto para 6 de Abril no Teatro Miguel Franco.




Seguidamente, a comitiva deslocou-se às instalações da associação Vida Plena, que os compºs Jaime da Ponte e José Chaves apresentaram.

Depois de circundar o monumento da Praça Rotária, procedeu-se à reunião de trabalho, a qual decorreu na nova sede do Clube.





O jantar contou com a participação de companheiros de Ansião, Marinha Grande e Pombal e decorreu em ambiente de agradável companheirismo.